terça-feira, 1 de maio de 2018

Aula 1201

Leis de Newton

Lei da inércia
    A inércia é a característica de um corpo de estar em movimento retilíneo uniforme ou estar parado. É medido pela sua massa.

     Um objeto em movimento irá permanecer em movimento até que uma força o faça parar. Esse é o motivo de ser tão importante usar cinto de segurança. No caso de uma batida, o carro para, as pessoas dentro dele não. Com a colisão elas podem sair do veículo ou bater no para brisa.
    Isso acontece também nas curvas. É comum ouvir que ao fazer a curva o carro (ou ônibus) joga as pessoas para o lado. Isso é MUITO ERRADO, o ônibus não empurra ninguém então ele não faz força. O que acontece é que as pessoas dentro continuam indo em linha reta enquanto o ônibus vira.
Imagem relacionada

Observe que o homem está do lado direito do ônibus mas depois ele está do lado esquerdo.


Mesmo motivo quando um carro derrapa em uma curva, ele sai pela tangente. Na imagem mostra que quando o ônibus faz a curva e a pessoa se aproxima da lateral para a continuar no movimento retilíneo.

Lei das massas
   A lei das massas é a maneira pela qual Newton mostrou que toda vez que um objeto é empurrado ele adquire aceleração. A aceleração é proporcional a força aplicada e inversamente proporcional a massa. Por isso um motor de caminhão tem que ser muito mais forte que o motor de um carro. A massa do caminhão é bem maior que a do carro e por isso tem uma inércia maior.
    A força tem caráter vetorial, por isso a força e a aceleração produzida TEM que estar na MESMA DIREÇÃO.

Força
“Força: qualquer agente externo que modifica o movimento de um corpo livre ou causa deformação em um corpo”

Existem dois tipos de força as forças de contato e as forças de ação à distância.

Massa: É quantidade de inércia de um corpo. Por isso 1 kg de algodão tem o mesmo peso de 1 kg de ferro.

Peso: É a força que atrai tudo para o centro da Terra. (força de campo)



 
Ação e reação
    A última lei de Newton diz que para toda ação tem uma reação em mesma quantidade, mesma direção e sentido oposto.  Nas imagens abaixo vemos alguns exemplos. Ela SEMPRE existe mas em escalas muito grandes, como entre planetas e mais distante, a reação não fica exatamente na mesma direção.




Figuras em página para ser impressa




Nenhum comentário: